Mensagem da Diretoria – Gestão (2016 – 2018)
CAROS COOPERADOS,
Vivemos a era do Marketing Digital, e faz-se necessário que as informações cheguem ao destino com brevidade.
Prezando pela Transparência em nossas ações, no início da gestão, contratamos Assessoria coordenada pelo Publicitário Crasso Santiago, responsável pela modernização e atualização do site, bem como pela criação de nossas redes sociais. Foi a forma mais eficaz de mantermos os cooperados informados dos acontecimentos de sua cooperativa, bem como em muito nos ajudou a levar para a Sociedade civil o relevante papel social que exerce o TocoGinecologista. Nunca perdemos de vista, de que, em nossas mãos, encontra-se muito da segurança ao binômio materno fetal.
A Modernização no sistema de sorteio de plantões do Hospital Regional da Unimed, permitiu que o mesmo, antes realizado de forma trimestral, passasse a ser realizado de forma quadrimestral, com a mesma funcionalidade, resultando em economia de tempo para o cooperado e redução de custos para a cooperativa.
Quando falamos em valorização profissional , ressaltamos as inúmeras frentes de ação que enfrentamos.
Em conjunto com a Associação Medica Cearense e Comissão Estadual de Honorários Médicos, atingimos reajustes sempre acima da inflação, no que tange a consultas e procedimentos cirúrgicos intermediados pelas operadoras de Saúde. Aqui, há muito a se caminhar.
A remuneração da consulta obstétrica, teve sua periodicidade negociada com a Unimed Fortaleza, que passou também a permitir a realização de procedimentos ambulatóriais em nossos consultórios, com honorários majorados.
Nos nossos contratos de plantões obstétricos, a idéia de reajuste com índices acima da inflação, foi mantida com certa dificuldade, pela resistência dos gestores.
Realizamos um ampla campanha , em parceria com a SOCEGO, intitulada Médico GínecoObstetra: “Presença que abraça vidas”, divulgada amplamente em outdoors, rádios , mídias sociais, com formatação de vídeos constando depoimentos emocionantes de mulheres que tiveram o decurso de suas vidas fortemente impactados pela ação do Tocoginecologista. E assim, íamos nos aproximando da população e mostrando nossos serviços e áreas de atuação.
A cobrança do serviço de Disponibilidade Obstétrica teve suas características enfatizadas. Entendemos que o Estado Permanente de Sobreaviso que vive o médico Obstetra, não contemplado no rol de procedimentos da ANS, e respeitando os preceitos éticos, deve ser remunerado. Trata-se de direito do médico e da gestante, devendo esta ser sempre bem esclarecida na primeira consulta do seu pré-natal. Sem receios, com a intenção de sermos justos, levamos o tema para discussão com Ministério Público e Assembléia Legislativa. Lembrem-se sempre, que a cobrança é regida por parecer do Conselho Federal de Medicina e , que após nossa solicitação, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará manifestou-se com o parecer de número 06/2017 favorável a cobrança. Vale ressaltar, que devemos avançar no diálogo com ANS e Ministério Público, órgãos esses com entendimento diverso do nosso.
O assunto PLANTÃO OBSTÉTRICO PRESENCIAL, ou seja, maternidades privadas conveniadas a operadoras de saúde tendo o dever de oferecer as usuárias equipes completas de plantão está em pauta no Ministério Publico de Defesa da sáude pública , bem como no órgão de defesa do consumidor(DECON). Estivemos recente em audiência com esses órgãos, e muito em breve informaremos aos senhores as atualizações pertinentes. Acreditamos com muita força que avançaremos, gerando maior segurança na Assistência Materno Fetal, bem como novos postos de trabalho ao médico obstetra.
Mostramos a força do nosso coletivo, do Cooperativismo, quando desejaram aviltar honorários médicos e com ação incisiva formatamos contrato para prestação de serviços no Município de Caucaia. Mais oportunidade de trabalho e mais fonte de renda para cooperados, com remuneração condizente com o mercado em que estamos inseridos.
Na defesa profissional, em muitos momentos, denunciamos aos órgãos competentes a superlotação e a precarização da atividade profissional exercida em maternidades publicas municipais e estaduais. É notório a importância de um ampla reestruturação na rede , a fim de que as maternidades de alta complexidade não tenham leitos ocupados por gestantes de risco habitual. O PROGRAMA NASCER NO CEARÁ, nesse intuito é inovador e ambicioso, e está sendo desenvolvida com a parceria Governo do Estado, Secretaria de Saúde e Associação Cearense de Ginecologia e Obstetricia(SOCEGO). Convido-os a conhecerem e participarem efetivamente desse projeto.
Em ações administrativas , realizamos uma ampla e moderna reforma na sede da cooperativa, aproveitando seus espaços para melhor receber os cooperados, atendentes e contratantes.
Em pesquisa de satisfação interna com nossos colaboradores, traçamos os anseios dos mesmos, e oferecemos curso de capacitação em parceria com a MRH. Tudo pensado em melhor atendê-los, no bem estar do cooperado.
Foi realizado, em parceria com a SOCEGO, o I Fórum de diálogo com a especialidade. Pensamos, ao ouvi-los, nortear as próximas ações da diretoria, qual o desejo dos senhores para fortalecimento e crescimento da especialidade. Um momento de troca de idéias, revendo amigos e ampliando horizontes.
Entregamos a gestão com o sentimento de dever cumprido, de que não há nada que vença o trabalho árduo e corajoso, mas com a humildade suficiente de reconhecermos os percalços. Tenham absoluta certeza de que todas nossas ações foram pensadas e executadas focando no coletivo, na justiça, na integridade.
Nos encontraremos em lutas vindouras.
Saudações cooperativistas,
“ O homem não é nada a mais do que seu legado”.
DIRETORIA COOPEGO
JADER CARVALHO – DIRETOR PRESIDENTE(2014-2016/2016-2018)
MUSE SANTIAGO – DIRETORA ADMINISTRATIVA(2014-2016/2016-2018)
FLÁVIO IBIAPINA – DIRETOR DE RECURSOS MÉDICOS HOSPITALARES(2016-2018)