Julho Amarelo Alerta Para Prevenção e Riscos Das Hepatites Virais
O mês de julho foi adotado pelo Ministério da Saúde como o mês de luta e prevenção das hepatites virais. A Hepatite é a inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus, álcool, drogas, além de doenças autoimunes metabólicas e genéticas. Os sintomas clássicos se caracterizam pela febre, mal-estar, tontura, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Segundo o Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, cerca de 2% da população do Ceará tem hepatite B ou C. O “Julho Amarelo” é um movimento que objetiva a intensificação de atividades preventivas voltadas para as hepatites virais. Neste mês a Secretaria da Saúde do Ceará mobiliza a população através de atividades programadas em parceria com a Coordenação de IST/Aids e Hepatites Virais de Fortaleza e a Organização Não-Governamental ABC Vida.
Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Essas pessoas correm o risco de que as doenças evoluam, tornando-se crônicas, ocasionando assim danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite. (Trecho Retirado do Site do Ministério da Saúde do Ceará)
Confira a Programação “do Julho Amarelo” (Testagem Rápida De Hepatite B E C e Vacinação Para Hepatite B) no Site da Secretaria da Saúde do Ceará.