Dicas de Saúde da Mulher – Contraceptivos de Longa Duração, com a Dra. Leila Lopes
A médica ginecologista, Dra. Leila Lopes, traz esclarecimentos sobre os métodos contraceptivos de longa duração, que são extremamente seguros, eficazes e chamados de Larcs. Conforme a médica, os Larcs são métodos reversíveis, ou seja, você pode retirar a qualquer momento e não alteram seu potencial de fertilidade. Dentre as opções disponíveis atualmente estão o Implante Contraceptivo e os Dispositivos Intrauterino.
“O Implante Contraceptivo é um método hormonal, ele tem a forma de uma haste de 4cm inserido na parte interna do braço por baixo da pele e libera o hormônio chamado progesterona que vai agir por até 3 anos. Os dispositivos Intrauterinos podem ser hormonais, ou seja, medicados e os não medicados. Dentre os não medicados temos o Diu de Cobre que pode agir por até 10 anos e temos o Diu de Cobre revestido por prata que atua até 5 anos. São opções boas para aquelas pacientes que tem alguma contra-indicação ao uso do hormônio ou que não deseja usá-lo. E dentre os Dius médicados nós temos dois disponíveis no mercado, ambos liberam o hormônio progesterona e ambos têm duração de 5 anos. A diferença entre eles é basicamente a dose de hormônio, um mais baixo que o outro e o tamanho do dispositivo. Então você sempre pode considerar as opções dos Larcs, esses métodos de Longa Ação. É muito importante que você converse com seu médico ginecologista para que sejam avaliadas as indicações e contra-indicações para ver o método mais adequado para você,” explica.
▶ Assista ao vídeo e entenda melhor sobre cada tipo de métodos contraceptivos de longa duração: https://www.instagram.com/p/COTL_HFhBbM/
Agradecemos a participação da @draleilalopes
Coopego cuidando para você cuidar! 💚