Dicas de Saúde da Mulher
Confira a seguir os conteúdos publicados para o Dicas de Saúde da Mulher!
Dicas de Saúde da Mulher – Exercícios Físicos na Gravidez, com Dr. Marcos Alencar
Dicas de Saúde da Mulher – Incontinência urinária, com o Dr. Adner Nobre
No quadro Dicas de Saúde da Mulher, o Dr. Adner Nobre, que é ginecologista, obstetra e diretor Administrativo Financeiro da Coopego, traz informações sobre Incontinência urinária. Um assunto que pode causar constrangimento e diminuição da qualidade de vida, mas que pode e deve ser tratado. “Algumas mulheres perdem urina ao fazer algum tipo de esforço, como tossir ou espirrar. Outras, quando estão com a bexiga cheia, acabam perdendo urina antes mesmo de chegar ao banheiro. Em saúde, a gente chama isso de incontinência urinária. E essa incontinência é um problema que pode trazer constrangimento para as mulheres e diminuição de qualidade de vida. É importante você saber que tem tratamento. Algumas vezes com medicação, outras vezes com fisioterapia e algumas mulheres precisam, inclusive, de tratamento cirúrgico. O que chama atenção dos profissionais da saúde é que muitas mulheres escondem o problema e evitam conversar com seus médicos sobre a incontinência urinária. Então, se você se identificou com esse assunto. Sugiro que na sua próxima consulta, você converse com seu médico sobre o assunto. A minha mensagem final é que incontinência urinária não é normal e tem tratamento”, diz o médico.
Agradecemos a participação do médico convidado @dr_adnernobre
▶️ Assista ao vídeo no nosso Instagram para entender melhor o tema.
CLIQUE AQUI
Dicas de Saúde da Mulher – Miomas, com o Dr. Urias Novais
Nesta edição do quadro Dicas de Saúde da Mulher, o Dr. Urias Novais, que é ginecologista e obstetra, apresenta importantes esclarecimentos sobre os Miomas.
“Os miomas uterinos acometem o útero da mulher, e são caracterizados por nódulos (nódulos fibrosos), que podem estar latentes ou podem causar algum tipo de complicação. Esses miomas são doenças benignas, entretanto alguns casos merecem tratamento, que pode ser medicamentoso, paliativo ou cirúrgico, que é um tratamento definitivo,” explica o médico.
▶️ Assista aos vídeos no nosso Instagram para saber mais sobre o tema
CLIQUE AQUI
Agradecemos a participação do médico convidado @uriasnovais
Dicas de Saúde da Mulher – Fluidos Vaginais, com a Dra. Laryssa Portela
Neste Dicas de Saúde da Mulher a ginecologista, obstetra e Diretora Presidente da Coopego, Dra. Laryssa Portela, fala sobre os fluidos vaginais, mais conhecidos como corrimentos, que é uma queixa extremamente frequente no consultório ginecológico.
“Muitas mulheres chegam ao consultório do ginecologista questionando sobre secreções vaginais que as incomodam. Muitas delas não conhecem ou não reconhecem no corpo como as secreções vaginais flutuam ao longo do ciclo menstrual e com isso muitas vezes consideram essas secreções patológicas,” explica.
▶Assista aos vídeos no nosso Instagram e entenda melhor sobre esse assunto
CLIQUE AQUI
Agradecemos a participação da @dra.laryssaportela
Dicas de Saúde da Mulher – Endometriose, com a Dra. Camila Marques
Neste Dicas de Saúde da Mulher a ginecologista e obstetra, Dra. Camila Marques, fala sobre endometriose, uma doença extremamente comum que acomete cerca de 6 milhões de mulheres no Brasil. “Cólicas muito severas, associadas ou não a dor durante a relação sexual (geralmente é quando tem aquela penetração mais profunda, que tem a dor que a gente atribui a endometriose), alterações intestinais durante a menstruação. Então se você acha que se enquadra em um desses sintomas, é importante conversar com seu médico ginecologista sobre isso, já que é um diagnóstico muito comum e merece atenção e precisa de tratamento”, afirma.
Vacinação na Gravidez é tema do nosso Dicas de Saúde da Mulher. O ginecologista e obstetra, Dr. Elson Almeida, traz esclarecimentos sobre as vacinas indicadas para gestantes.
O Ministério da Saúde divide as vacinas em 3 tipos durante a gravidez: as recomendadas, as não recomendadas e as que são recomendadas em situações especiais. As vacinas que são recomendadas pelo Ministério da Saúde durante a gravidez, são: Hepatite B, H1N1, Tétano, Difteria e Coqueluche. Essas vacinas devem ser realizadas preferencialmente durante a vida da paciente, caso não tenham sido realizadas ser completas ou iniciadas durante a gravidez.
As vacinas que não são recomendadas durante a gravidez, são: Rubéola, Sarampo, Varicela, HPV, essas vacinas devem ser evitadas durante a gravidez. As vacinas que são utilizadas em situações especiais, são: febre amarela, pneumocócica, raiva e a Pólio. Essas vacinas devem ser administradas em situações especiais, quando a paciente irá viajar para uma região onde haja uma endemia ou uma frequência maior dessas doenças.
Dentro das vacinas de situações especiais, hoje nós temos a Vacina do Covid. Em relação a essa vacina, elas ainda não têm evidência científica suficiente para garantir a segurança durante a gravidez e a lactação, porém a forma como essas vacinas são produzidas elas já são técnicas conhecidas de outras vacinas que utilizamos. Cada caso deve ser discutido entre a paciente e seu médico com relação a aplicação ou não durante a gravidez e a lactação. São pacientes que tenham doenças crônicas, hipertensão, diabete, obesidade ou pacientes que trabalham em hospitais que tenham contato diretamente com pacientes que tenham Covid, provavelmente seja uma boa ideia realizar, porém repito, é importante que a paciente e seu médico conversem sobre essa aplicação uma vez que ainda não há segurança para aplicação delas.
Resumindo, converse com seu médico ginecologista obstetra sobre as vacinas que devem ser realizadas durante a gestação.
▶ Assista ao vídeo completo e entenda melhor sobre cada tipo de vacina, inclusive a vacinação contra Covid-19 para gestantes.
Agradecemos a participação do Dr. Elson Almeida ( @elson_9993 )
É a Coopego cuidando para você cuidar!