Dia Mundial da População Alerta Sobre Métodos Seguros de Contraceptivos

Há 30 anos a população mundial chegava ao recorde de 5 bilhões de pessoas. Esse marco histórico despertou o interesse do Conselho Diretor do Pnud ( Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) à criar o Dia Mundial da População (World Population Day), exatamente no dia 11 de julho de 1987.
Neste ano o tema, “Planejamento Familiar: Empoderando pessoas, Nações em Desenvolvimento”, faz um alerta sobre a gravidade das questões populacionais e destaca a importância do acesso aos métodos seguros de contracepção, pois, gerenciar a fertilidade facilita na redução da mortalidade materna e infantil.
Segundo as Nações Unidas, cerca de 225 milhões de mulheres tentam evitar a gravidez utilizando ainda métodos inseguros de contracepção.
A socióloga Jaqueline Pitanguy, avalia que algumas mulheres optam pelo planejamento de sua reprodução e conseqüentemente pelos métodos contraceptivos que caibam em seu orçamento e que estejam de acordo com seus projetos de vida. Entretanto, muitas vezes esses métodos não são utilizados corretamente.
Confira os tipos de métodos contraceptivos no Site do O POVO